Notícia

26 de Fevereiro, 2014

3ª Festa da Mangaba do Santuário Nossa Senhora D' Abadia do Muquém reune mais de 2 mil fiéis

3ª Festa da Mangaba do Santuário Nossa Senhora D' Abadia do Muquém reune mais de 2 mil fiéis

A tradicional festa da Mangaba chegou a sua terceira edição com sucesso de público vindo de todas as regiões de Goiás.
O evento criado em 2010, acontece há três anos no Santuário de Nossa Senhora D’ Abadia do Muquém, mostrando as delícias da fruta como sorvetes, doces e diversas bebidas.
Além disso, a festa contou com barracas de comidas típicas, shows com cantores regionais, missa festiva, gincana estudantil e escolha da Rainha da Mangaba.
De acordo com o responsável pela realização da festa Padre Aldemir Franzin, o evento tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da fruta e sua preservação, pois é uma fonte de geração de renda para a população. Ainda, despertar a consciência ambiental em relação à fruta que tem sofrido com as queimadas na região. Também, a festa tem todo ano a intenção de promover o encontro das pessoas com o amor de Nossa Senhora D’ Abadia do Muquém.
Sobre a Mangaba
Mangaba é um fruto do cerrado, também chamada de mangaba-ovo.
É comestível e utilizada na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebidas.
A mangabeira é uma árvore que pode atingir os sete metros de altura, pertencendo à família das apocináceas. Seu látex é usado para fazer uma borracha de cor rosada. Sua madeira é de cor avermelhada, com folhas em formato elíptico e flores grandes. É nativa do Brasil, sendo encontrada também no Paraguai e leste do Peru.