Notícia

22 de Novembro, 2017

A Missa é o memorial do Mistério Pascal de Cristo, diz Papa

Na Audiência Geral de hoje, Francisco destacou que participar da Santa Missa significa entrar na vitória de Jesus Ressuscitado

“Mas, essencialmente, o que é a Missa?”. Esta foi a pergunta que conduziu a catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira, 22, seguindo o ciclo de reflexões sobre a Santa Missa. “A Missa é o memorial do Mistério Pascal de Cristo. Ela nos torna partícipes na sua vitória sobre o pecado e a morte e dá significado pleno a nossa vida”, afirmou o Papa.

Missa, memorial da Páscoa de Cristo

Francisco disse que para compreender o valor da Missa é preciso entender o significado bíblico de memorial. “Não é somente uma recordação dos acontecimentos do passado, mas o memorial os torna, de certo modo, presentes e atuais (...) A Missa é o memorial da sua Páscoa, de seu êxodo, que realizou por nós”.

“A Eucaristia nos leva sempre ao ápice da ação de salvação de Deus. O Senhor Jesus, fazendo-se pão partido por nós, derrama sobre nós toda a sua misericórdia e o seu amor, como fez na cruz, renovando o nosso coração, a nossa existência e o nosso modo de nos relacionarmos com Ele e com os irmãos”.

Entrar na vitória do Ressuscitado

Ele destacou que participar da Missa, em particular aos domingos, significa entrar na vitória de Jesus Ressuscitado e ser iluminado por sua luz. Por meio da Celebração Eucarística, o Espírito Santo torna a humanidade partícipe da vida divina que é capaz de transfigurar todo o ser mortal. “Na sua passagem da morte à vida, do tempo à eternidade, o Senhor Jesus nos leva com Ele para fazer a Páscoa. Na Missa se faz Páscoa”.

O Santo Padre ressaltou ainda que a Páscoa de Cristo é a vitória definitiva sobre a morte, porque Ele a transformou em um supremo ato de amor. E na Eucaristia, Ele quer comunicar este amor pascal e vitorioso. “Se o recebemos com fé, também nós podemos amar verdadeiramente Deus e o próximo, podemos amar como Ele nos amou, dando a vida”.

Ir à Missa é como ir ao Calvário

Concluindo sua catequese, Francisco disse que ir à Missa é como ir ao Calvário e advertiu: “Se vamos ao Calvário, nós sabemos que aquele homem ali é Jesus. Mas nós nos permitiremos ficar conversando, tirar fotografias, fazer um pouco o espetáculo? Não, porque é Jesus. Nós, certamente, estaremos em silêncio, no choro, e também na alegria de sermos salvos”.

“Quando nós entramos na Igreja para celebrar a Missa, pensemos isto: entro no Calvário, onde Jesus dá a sua vida por mim. E, assim, desaparece o espetáculo, desaparecem as conversas, os comentários, e estas coisas que nos distanciam disto que é tão bonito, que é a Missa, o triunfo de Jesus”.


Fonte: Amex, com Rádio Vaticano